Grandes ideias empreendedoras não conhecem a crise: é a partir desse pressuposto que a Feira de Miniempresas, promovida pela Junior Achievement de Pernambuco, chega à sua 15ª edição. O evento, que será realizado no sábado (5) e domingo, vai contar com cerca de 780 alunos de escolas da Região Metropolitana do Recife. A ideia é dar espaço para que os jovens possam vivenciar o mercado, apresentar estratégias de negócio e comercializar as próprias produções para o público em geral. Todos os produtos que estarão à venda, por preços entre R$ 5 e R$ 20, foram idealizados e produzidos por estudantes do ensino médio.

A feira é uma das etapas do Programa Miniempresa, uma iniciativa é da Junior Achievement, associação sem fins lucrativos de educação prática em negócios e economia. Por meio do programa, os alunos têm a experiência prática na organização de empresas, com a ajuda de profissionais voluntários de empresas parceiras do programa.
Um dos alunos participantes é Wagner, de 18 anos, que estuda na Escola de Referência Santa Ana, em Olinda. O grupo dele desenvolveu uma cortina portátil, para tapar o sol em janelas. "A gente criou essa cortina pensando nos universitários que saem de manhã cedo e ela serve para o sol não bater no rosto. Pode ser tanto para a janela quanto para o parabrisa dos carros", comentou.
Segundo o estudante, que criou o produto dentro do programa de miniempresas, a peça já está sendo vendida pelo grupo, pelo preço de R$ 12. "A gente já está vendendo há quatro semanas, em postos de gasolina, em sinais, e tá saindo bem", comentou ainda Wagner.
Para a diretora executiva da Junior Achievement, Rosane Schereschewsky, ideias como a do estudante surgem da necessidade dos alunos, como consumidores. "Eles são orientados a olhar o entorno e ver o que eles precisam no dia a dia deles. É uma das formas de desenvolvimento de todos os produtos das miniempresas", explicou.
Blog Camutanga 24 horas / Educação / notícias